sábado, 27 de fevereiro de 2010

Telebrás: você pode ter dinheiro e não sabe


As ações da Telebrás subiram cerca de 35.000% desde 2003. Se você achou que errei na quantidade de zeros, esqueça. É isso mesmo.
Para quem não se lembra (ou não sabe), antigamente as pessoas compravam a linha telefônica e muitas vezes esperavam anos para que ela fosse instalada. Eram os tais planos de expansão que as companhias telefônicas lançavam. Normalmente se pagava parcelado em 36 meses e uns dois anos depois que já haviam quitado os telefones, as companhias iam chamando os felizardos que adquiriam suas linhas para instalação. Diante da falta de disponibilidade deste serviço, havia um comércio paralelo de linhas telefônicas e muita gente ganhou dinheiro com isso. É a Lei da Oferta e Procura funcionando, pois diante da oferta restrita, quem tinha disponibilidade comprava e revendia com algum lucro. Foi um período em que investir em linha telefônica era um bom negócio.
Nesta época, aqueles que adquiriam suas linhas através de planos de expansão, também compravam (muitas vezes sem saber) ações da Telebrás. Ou seja, no pagamento das parcelas estava embutido o valor das ações que eram adquiridas sem que o interessado soubesse, pois na ocasião ele pensava apenas na nova linha de telefone que utilizaria ou comercializaria.
Veio a privatização e com ela a abundância de operadoras e disponibilidades de linhas que conhecemos e acompanhamos pela oferta que todas elas nos fazem diariamente, principalmente com o advento da portabilidade. Muita gente que possuia ações da Telebrás vendeu suas posições e ganhou algum dinheiro.
Entretanto, ainda existem pessoas que desconhecem que são acionistas da empresa e que podem ter algum dinheiro sem saber. Se você ou algum parente próximo (pai, avô, por exemplo) adquiriu a linha telefônica a partir de algum plano de expansão, convém dar uma verificada se essas ações não foram vendidas. Muita gente vendeu a linha telefonica naquela época, mas não vendeu as ações. Por isso, convém verificar se tem alguma coisa por lá e, desta forma, apareceu um dinheirinho extra. Já pensou em uma pequena herança que você nunca recebeu. Ela pode estar lá, esperando por você.
Para isso, você deve ir a uma agência do Banco ABN Anro Real, que é o custodiante, munido do CPF e documento de identidade (seu do do seu parente), e solicitar a consulta. O processo é rápido (depois que conseguir ser atendido, é claro) e fácil. Para saber um pouco mais, disponibilizei na seção Vídeos do InfoMoney, à direita neste blog, uma entrevista com a analista da SLW Corretora, Rosângela Ribeiro, que explica direitinho este assunto.
Boa sorte!

Um comentário:

murillo disse...

Boa noite.Sou de Florianópolis centro da cidade. comprei meu telefone nesta época entre 1988 a 1995 vendi minhas ações para o Banco do Brasil em 1996, tenho o recibo, então vi que terei direito a este ressarssimento dos juros mau calculados da época, fui ao Banco do Brasil da praça xI e eles pediram meu cpf para examinar no computador e virão que nada consta sobre ações em meu nome, não entendi. Fui então ao Bradesco e Itaú e nada também, mais sei que tenho direito pois tenho o recibo da época que vendi. Acho que teria que estar é no Banco do Brasil. Como faço para poder obter tal resposta. Pois em vários saites da internet pedi algumas informações sobre este assunto e até agora não conssegui obte-las. Aguardo noticias como poderei entrar com processo mande mail para lilloavilis@yahoo.com.br. se possivel o mais rápido. Atenssiosamente murillo