terça-feira, 7 de outubro de 2008

Efeito "manada". O que é isto?




O comentário geral do dia foi o tal efeito manada nas bolsas de valores, principalmente aqui no Brasil. Afinal o que é isto?


O nome já diz tudo, quando todos vão para o mesmo lugar no estilo "se você vai, eu vou". Isto acontece quando o investidor não está disposto a pagar custos de informação e, alheios às fontes ou ao que elas significam, limitam-se a observar as referências do mercado e segui-las.

Daí, se as bolsas caem nos outros mercados, aqui também acaba caindo. O problema sempre está nas bolsas asiáticas, que, por funcionarem enquanto dormimos, não se sabe se elas são influenciadas pelos nossos resultados ou se nós é que somos influenciados pelo resultados delas durante a noite.


A verdade é que a tal crise financeira, ao mer ver, está ainda sem luz no final do túnel, pois ninguém ainda sabe o tamanho real do buraco negro em que o mercado está metido.


Ao investidor de longo prazo, minha recomendação é manter a calma. Vender ações neste momento é mancada, pois apesar do valor da ação no mercado ter caido muito, existem empresas boas e que distribuem bons dividendos. Se seu papel é de uma dessas empresas e se liquidez não é seu problema, não venda agora e aguarde ventos melhores, que certamente virão. Quando?´Esta ainda é a grande questão.


Sucesso!

Nenhum comentário: