quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crise de liquidez. Você sabe o que é isso?

Nesta turbulência toda no mercado financeiro mundial, o que está na ordem do dia é esta tal "crise de liquidez" que está tirando o sono de muita gente. Afinal, o que é isso?
Para entender o que é isso, é preciso conhecer um pouco do funcionamento do mercado financeiro. Os bancos trabalham como intermediadores neste mercado, ou seja, captam a poupança das pessoas e das empresas e emprestam esses recursos àqueles tomadores de crédito (as pessoas, as empresas, o governo ou mesmo os próprios bancos) para que tenham condições de quitar suas dívidas ou gerar novos negócios. Eles captam recursos a um determinado preço (taxa de juros) e emprestam a uma taxa maior, ganhando a diferença entre a taxa de captação e a taxa de aplicação. Esta diferença é chamada de spread. Em resumo, os bancos tem o papel de fazer com que o dinheiro circule na economia, gerando investimentos, empregos, riqueza, de uma maneira geral.
Para não haver perdas, os bancos levam a sério a questão risco. Num mercado turbulento como estamos vivenciando, eles ficam receosos que os tomadores não possam pagar sua dívida e reduzem os empréstimos, fazendo com que este fluxo de dinheiro seja interrompido ou reduzido drasticamente.
A crise de liquidez é refletida nas taxas de juros cobradas no mercado interbancário. Os bancos com problemas no fluxo de caixa tomam dinheiro de outros bancos e, neste momento, as taxas estão elevadas, o que demonstra que os recursos estão escassos.
Ontem, para aliviar este mercado o governo tomou uma medida que considero correta, ou seja, injetou dinheiro na economia através da liberação do depósito compultório dos bancos no Banco Central.
Os desdobramentos desta crise e as medidas que os governos estão adotando devem aliviar a tensão nas próximas semanas.

Nenhum comentário: