quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Excelente época para ensinar as crianças

Nesta época do ano, pais estão às voltas com a aquisição de material escolar. Os filhos sempre os acompanham nesta jornada e muitas vezes perdemos a oportunidade de ensiná-los como tratar o dinheiro. O impulso consumista pode ser identificado desde a infância e os produtos oferecidos nas papelarias atraem as crianças, afinal, existe a borracha da Barby, o lápis do SuperMan, o caderno deste ou daquele personagem. Logicamente, o licenciamento destas marcas custam caro e são repassados aos preços dos produtos e conter o desejo das crianças torna-se um desafio aos pais.

Segundo Marília Cardoso, uma das autoras do livro “Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice”, “Os pais têm a missão de mostrar que o dinheiro não cai do céu nem brota em árvores, lição que resolve dois problemas de uma única vez: primeiro porque justifica as saídas diárias para o trabalho, segundo, forma cidadãos conscientes do seu consumo”. Neste sentido, os pais devem aproveitar a ocasião para ensinar limites e a diferença entre necessitar e desejar. A pergunta que deve ser feita é sempre a mesma: será que eu realmente preciso daquilo que estou desejando?

A autora passa algumas dicas importantes para serem repassadas às crianças:
  • Reforce que as moedas e cédulas precisam ser bem conservadas porque, quando danificadas, o governo gasta o nosso dinheiro para repô-las;
  • Mostre que algumas moedas e cédulas valem mais que outras, mas que todas têm valor;
  • Na compra do material escolar, procure distinguir coisas caras das baratas e mostre a diferença do querer e precisar;
  • Ensine a fazer escolhas. Quando a criança quiser dois itens, faça-a escolher apenas um para que aprenda a eleger as suas prioridades;
  • Peça a colaboração dos tios e avós na educação financeira, pois eles podem colocar tudo a perder se derem presentes e dinheiro o tempo todo.
Lembre-se que é nos primeiros passos que passamos ensinamentos para toda a vida.

Nenhum comentário: