quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Como enfrentar uma crise financeira


Ao enfrentar uma crise financeira é preciso ter cautela, embora seja difícil ter uma atitide passiva quando se vê o saldo devedor crescer. A cautela é necessária porque decisões erradas podem levar a pessoa a se endividar ainda mais.

Para sair da crise financeira, algumas decisões são importantes:
  1. Pare de tomar dinheiro emprestado - O primeiro passo a fazer é estancar o problema. É difícil tomar uma decisão dessas quando se vê os credores batendo à sua porta e pressionando para receber seus créditos. Contudo, ir tomando dinheiro a cada necessidade só aumenta a crise. A melhor atitude é assumir a crise e informar aos credores a dificuldade. Peça um tempo para ajustar suas contas. Todo credor tem interesse em receber seus haveres e ficará mais fácil renegociar e receber que perder um cliente e seu dinheiro. Contudo, se o seu credor for um carrasco e quiser lhe "tirar o couro", procure a ajuda de um advogado para fazer com que seus direitos, previstos no Art 42 do Código do Consumidor, sejam respeitados.

  2. Faça um levantamento das contas - Levante tudo o que deve e monte uma planilha. Nas linhas você relaciona as dívidas e nas colunas os meses de pagamento, incluindo na primeira coluna as vencidas, na segunda coluna as contas do mês presente e nas colunas subsequentes os meses futuros. Veja qual o valor dos seus compromissos mensais em relação à sua renda.

  3. Faça seu orçamento - Só há um meio de liquidar dívidas: gastar menos do que se ganha e utilizar a sobra. Para isso há necessidade de ajustes no orçamento mensal, cortando supérfluos. Se você realmente quer sair desta situação, sua vida tem que mudar radicalmente. Mudança radical pode implicar em cortar despesas como telefone celular, TV a cabo, salão de beleza, almoço fora e mais uma porção de coisas que nos ajudam no processo de endividamento. Comece pelos gastos pessoais, cuidando para não se firmar em um estilo de vida que não conseque manter. Mudança radical implica em vender o carro e andar de ônibus por uns tempos para estancar os juros das contas vencidas.

Por hora deixo você pensando nas dicas acima e revendo seu orçamento. Mais adiante postarei mais algumas dicas neste sentido.

3 comentários:

Gabriel Antunes da Silva disse...

Será que não há exceção ao empréstimo?

Por exemplo:
- Em caso de dívida no cartão de crédito, pega-se empréstimo junto ao banco e quita-se a dívida do cartão de crédito.
Normalmente, os juros do Cartão de Crédito são muito mais elevados do que os de um empréstimo.

Mas cada caso é muito particular. Até porquê, caso haja necessidade de pedir empréstimo ao banco, talvez o crédito do devedor não será bem avaliado (justamente pela dívida atual) e, portanto, não será concedido.
Neste caso, radicalizar é importante e vender, por exemplo, o carro pra pagar as dívidas é algo a se pensar e executar.

Abraço,
Gabriel

Ciro Aimbiré de Moraes Santos disse...

Gabriel,

Não tenho dúvida que substituir o empréstimo, reduzindo a taxa de juros é uma solução. Contudo, a melhor maneira de sair da dívida é acabar com ela.

Radicalizar como você disse é muito importante e este é o grande desafio para sair do vermelho. Neste caso, além de vender o que tem para liquidar as dívidas, deve-se elaborar um planejamento das despesas, cortando supérfluos e fazer sobrar dinheiro para ir, aos poucos, liquidando as dívidas.

Ao final existe a possibilidade de surgir um grande investidor. Para isso, disciplina, austeridade, razão e frieza devem ser adotadas.

Um abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Boa noite , Ciro gostaria de receber sua orientação estou no vermelho e sinto que vou quebrar a qualquer momento, pois estou usando o cheque especial e ja estou pagando muito jurose estou no sufoco mesmo. Tenho uma oficina mecanica , porem ela é bastante rentavel mas... o antigo dono me deixou muitas dividas e eu estou pagando tido e sendo assim nao sonsigo liquidar outras pendencias... se vc tiver disponibilidade de me me ajudar com algima orintação por favor entre em contato cmg pelo email fernandabasler@hotmail.com