domingo, 21 de setembro de 2008

Como enfrentar uma crise financeira (cont.)


Seguindo o tema iniciado dia 11, passo agora o quarto ponto importante para sair de uma crise financeira:
  • Elabore o fluxo de caixa - O fluxo de caixa nada mais é que relacionar ingressos e desembolsos de dinheiro. Os ingressos são provenientes de rendas como salários, pro-labore, dividendos, aluguéis, juros e qualquer outro tipo de renda que gere ingresso de dinheiro em seu bolso ou conta bancária. Os desembolsos, por sua vez, são todos os pagamentos que fazemos todos os meses, como alugueis (ou prestação do financiamento imobiliário), água, luz, telefone, supermercados, educação, vestuário, saúde, transporte, etc.

O resultado que se espera deste fluxo de caixa é que ele seja positivo, isto é, que os ingressos sejam superiores aos desembolsos para poder planejar como quitar as dívidas. Se o fluxo de caixa continua negativo, retorne ao item anterior, pois sem fazer com que o fluxo seja positivo não há como sair da crise financeira.

Com o saldo positivo, tente confrontar com as dívidas segundo o levantamento que você fez no segundo passo. Aqui há necessidade de planejar bem, dando prioridade às dívidas com juros mais elevados. Tente fazer um cronograma de pagamentos com base no valor do fluxo de caixa. Se tiver alguma dificuldade, mande uma mensagem para ciro@aimbire.adm.br que tentarei ajudá-lo nesta tarefa.

Mais adiante, seguiremos com nosso plano para sair da crise financeira.

Nenhum comentário: